Mickey médico

Muita gente me pergunta se é mesmo necessário contratar um seguro viagem para ir aos Estados Unidos e igualmente muita gente me pergunta como o seguro viagem funciona, então vamos lá!

Sempre fui uma pessoa desesperada e que adora se sentir segura, do tipo que tem plano de saúde e seguro de tudo: do carro, da casa e de vida, mesmo assim confesso que quando comecei a viajar o fato de contratar um seguro saúde me parecia um certo desperdício de dinheiro, afinal já estava gastando com hospedagem, trasporte e alimentação, então porque gastar ainda mais com um seguro?

Um bom motivo, o qual confesso era o que me convencia a contratar o seguro, é que alguns países, principalmente os europeus, exigem das pessoas que ingressam no país um seguro de saúde e podem negar sua entrada em caso de inexistência deste.

Agora o motivo principal, o que me convenceu a contratar um seguro viagem até quando vou ao Paraguai, é que ninguém escolhe hora para ficar doente, mesmo que você tenha uma saúde de ferro, e como concluí isso? Quando a alguns anos atrás um parente que estava em viagem ao exterior sofreu um AVC e ao contatar seus filhos para saber se precisavam de auxílio para acionar o seguro viagem, fui surpreendida pela resposta de que ele não havia contratado um e posso garantir, a conta ficou alta, muito alta, sem contar que foi exigido caução e mais tantas outras burocracias legais e financeiras.

Você pode nunca ter parado para pensar, mas assistência médica no exterior custa muito caro e se você precisar de um tratamento médico o valor pode chegar a ser exorbitante e posso te garantir que você não vai querer arcar com todos esses gastos do próprio bolso inesperadamente.

A verdade é que durante uma viagem, mesmo ela sendo curta, você pode ficar doente, sofrer um acidente, ter sua bagagem extraviada ou seu vôo pode atrasar excessivamente ou ser cancelado, pode ser que você sequer saiba falar o idioma local (até porque uma coisa é fazer turismo sem falar o idioma local e outra é buscar auxílio para um problema de saúde) e se veja em uma situação difícil.

Dessa forma, a resposta a primeira pergunta é SIM, sem qualquer sombra de dúvida você deve contratar um seguro viagem quando for viajar para os Estados Unidos ou para qualquer outro país no exterior, prestando sempre muita atenção em suas coberturas, de forma que atenda a suas necessidades sem comprometer o seu orçamento de viagem.

Contratado o seguro viagem adequado para suas necessidades é importantíssimo que você saiba como ele funciona, então vamos a resposta da segunda pergunta.

Quando você contrata o seguro viagem você recebe um apólice com os valores de cobertura e um folder explicativo com as providências que você deve tomar no caso de necessidade de acionamento do seguro, mas na maioria deles, caso você precise de assistência médica, você deve ligar para um número “Toll-Free” fornecido, que funciona como um número 0800, e caso esse número não exista, entre em contato pelo sistema “Collect Call” e se esta opção não estiver disponível, pague a ligação e, quando retornar, apresente o comprovante à seguradora para ser reembolsado.

Neste contato lhe será informado o hospital ou o médico mais próximo disponível para seu atendimento, além de quais providências você tem que tomar para seu atendimento.

Mas você está pensando, e se eu não tiver tempo de fazer tudo isso? A maioria dos planos fornece orientação a seus segurados para, em casos de emergência, procure a assistência médica mais próxima e logo após (impreterivelmente dentro de 24 horas subsequentes) você ou qualquer pessoa que esteja lhe acompanhando entre em contato com a seguradora e relate o ocorrido e qual foi a assistência recebida.

O importante é que a seguradora sempre vai te instruir em como proceder para ter o seu atendimento e por isso vale pesquisar e escolher bem o seu seguro.

Não se esqueça de consultar seu plano de saúde se eles já oferecem algum seguro viagem incluso no plano que você já tem contratado e principalmente se há cobertura para o país que você estará visitando e se atende suas necessidades, se tudo estiver ok, não há dúvidas de que é uma alternativa super econômica, contudo, se esta opção atende suas necessidades apenas parcialmente, não exite em contratar um seguro paralelamente.

A maioria dos planos também oferecem auxílio no extravio ou demora excessiva de bagagem e muita gente que contrata o seguro viagem acaba nem se atentando para esse benefício, mas para mim este é mais um bom motivo para contratar um seguro. Para acionar esse benefício, na maioria dos planos, basta que você constate a falta da sua bagagem, dirija-se ao balcão da companhia aérea no local em que chegam as bagagens, preencha o formulário P.I.R (Property Irregulary Report) fornecido pela companhia aérea. Após este procedimento, no aeroporto mesmo dirija-se a um posto de atendimento da empresa que você contratou o seguro, ou telefone para a central de seu plano, e notifique o extravio da bagagem, informando seu endereço local (temporário) e o seu próximo itinerário, para que eles possam tomar as providências para a localização da sua bagagem e em caso negativo inicie o procedimento para indenização. Uma boa dica que pode auxiliar bastante caso haja necessidade de indenização por perda de sua bagagem é você relacionar todos os itens da sua bagagem e tirar fotos de sua mala antes de fechá-la.

Há planos também que lhe asseguram o atraso excessivo ou o cancelamento de vôos. Essas coberturas geralmente funcionam assim: se o seu vôo for cancelado ou atrasar mais de 6 horas, você deve se dirigir ao balcão da companhia aérea e solicitar uma declaração de atraso, logo após ligue para a seguradora para informar o ocorrido e siga as instruções dadas pelo atendente. Sempre guarde todos os recibos de despesas que você teve em decorrência do atraso (táxi, alimentação, hospedagem, comunicação, etc.).

Vale lembrar que cada plano possui uma cobertura, por isso, antes de contratar o plano, verifique atentamente se ele atende suas necessidades.

Bom, espero que com esse post a gente tenha conseguido explicar para vocês a importância e como utilizar o seguro viagem, como vocês puderam ver sua contratação não é perda de dinheiro, é investimento! Precisa de seguro viagem? Clique aqui