mickey mouse voo-001

Muita gente me pergunta como comprar passagem aérea mais em conta e já vou adiantando que não há nenhuma forma milagrosa, mas, vou te dar algumas dicas que podem ajudar bastante a encontrar aquele precinho camarada.

Dica 1 – A palavra de ordem é pesquisar

Raramente você consegue comprar aquele aéreo com um ótimo preço sem antes ter pesquisado bastante e quando digo bastante é muito mesmo. Pesquise nos sites das companhias aéreas várias vezes por semana e em horários diferentes, as melhores ofertas aparecem geralmente aos finais de semana e durante a madrugada, logo, para ver o Mickey gastando um pouco menos, você vai passar um bom tempo procurando, mas posso te garantir, o esforço vale a pena!

Outra dica, fique atento às promoções que oferecem desconto apenas em um dos trechos do vôo, às vezes eles oferecem a ida em valor bastante superior ao preço médio e disponibilizam a volta “grátis” ou a um valor simbólico, em alguns casos sai mais barato comprar a ida e a volta fora da promoção. Caso haja a possibilidade de comprar apenas o trecho em promoção, como por exemplo apenas a volta de Orlando, não exite, compre o retorno e pesquise a ida em outras companhias aéreas, mas jamais realize a compra antes de fazer todas as comparações.

Dica 2 – Se você tem cartão de crédito comece a considerar em converter seus pontos em milhas

Tá aí a dica de ouro! A maioria das vezes viajo com milhas advindas do cartão de crédito, de programas de acúmulo de pontos ou de outras viagens e essa se tornou uma prática muito comum entre os viajantes, entretanto, é necessário planejamento e principalmente uma boa análise antes para que você não desperdice suas preciosas milhas.

Vamos falar sobre planejamento: a partir do momento que você decide que irá viajar utilizando milhas você terá que eleger uma forma de fazer isso. A maioria das pessoas acumula milhas através do cartão de crédito, logo, quanto mais você gasta mais milhas você acumula, mas cuidado com consumo inconsciente com o pretexto de acumular milhas. Pague tudo o que puder no cartão para acumular milhas, entretanto, mantenha o controle dos seus gastos, pois se você ficar endividado não vai dar para viajar do mesmo jeito.

Outra dica interessante é se cadastrar em programas e serviços que reúnem pontos de vários prestadores diferentes que variam desde postos de gasolina, hotéis, supermercados, compras online em lojas de sapatos a farmácias.

Caso você acumule pontos também através de outras viagens outro fator a considerar é que as companhias aéreas vendem bilhetes de diferentes classes e quanto mais caros os bilhetes, mais milhas geram além de alguns outros benefícios como a remarcação de vôos sem taxa. As vezes a diferença de valores entre as classes de passagens aéreas não chega a 10%, mas geram o dobro de milhas, então, fique atento!

Muita gente acaba desperdiçando milhas por falta de uma análise completa na hora de utilizá-las para emitir sua passagem aérea. Cada programa de fidelidade possui regras próprias e é importante que você as conheça bem para fazer um bom negócio. A maioria dos programas estipulam preços semelhantes em milhas para voos nacionais, como por exemplo, eu que moro em Curitiba, gasto o mesmo tanto de milhas para viajar no mesmo período para Porto Alegre ou para Manaus (não é uma regra, mas é o que geralmente acontece), entretanto, se eu for comprar a passagem em dinheiro, pagarei consideravelmente mais caro para ir à Manaus do que a Porto Alegre, assim, logicamente é mais rentável que eu utilize minhas milhas para ir à Manaus e pague em espécie quando for à Porto Alegre. Isso não acontece apenas quando se compara destinos nacionais, mas também quando envolve destinos internacionais. Recentemente, o valor em milhagem de um determinado programa de milhas era o mesmo para que eu viajasse de Curitiba à Fortaleza ou de Curitiba à Orlando, então fique esperto!

Outra dica importante é utilizar as suas milhas em período de alta temporada, período em que o preço do aéreo vai lá nas alturas.

Dica 3 – As vantagens e desvantagens de comprar o aéreo com antecedência

Outra questão é, qual a melhor hora de comprar o aéreo? A maioria das pessoas acreditam que quanto maior a antecedência melhor preço você pagará no aéreo, mas isso nem sempre e verdade.

A compra e venda seja de passagens aéreas ou não são norteadas pela lei da oferta e da procura, neste caso, quanto mais pessoas desejam voar, mais caro ficam as passagens, indo neste sentido, de fato, quanto maior a antecedência que você adquirir o aéreo melhor. Contudo, em tempos de crise, as pessoas viajam menos, com isso sobram mais passagens e isso faz com que os preços caiam, logo, comprar a passagem aérea com muita antecedência não seria um bom negócio.

Eu gosto muito de acompanhar um site especializado em promoção de passagens aéreas, o Melhores Destinos e de acordo com ele o primeiro passo é saber quando você pretende viajar, se nos seus planos estiverem períodos de alta temporada como a segunda quinzena de dezembro, a primeira quinzena de janeiro, julho e todos os feriados nacionais indica-se que a compra de voos internacionais seja feita com antecedência de 60 a 120 dias. Já se você pretende viajar em baixa temporada, em razão de haver mais promoções e melhores ofertas, o ideal é que você adquira seu aéreo internacional com 30 a 60 dias de antecedência. Claro que esses prazos não são fixos, eu mesmo já comprei passagem de volta Orlando-Curitiba por R$410,00, com antecedência de apenas 32 dias para retornar no dia 26 de dezembro, ou seja, altíssima temporada.

Mais uma vez voltamos para a dica 1, pesquise bastante!

Dica 4 – Quanto maior a flexibilidade na data da viagem mais barato você irá pagar

Uma coisa que a experiência me ensinou é que quanto maior a sua flexibilidade para viajar mais fácil é encontrar aquela oferta incrível na passagem aérea. Quando se tem uma data definida para a viagem ela te limita muito e, salvo se você for aquele sujeito de muita sorte que encontra aquela promoção de R$1.000,00 para ida e volta de Orlando bem no dia que você quer, fica bastante difícil você encontrar um bom preço, afinal você tem suas chances reduzidas para um único dia e se esta data for alta temporada isso fica mais raro ainda. Quanto mais datas você tiver disponibilidade para viajar, principalmente se isso for possível no período de baixa temporada, maiores as suas chances de encontrar um bom preço.

Dica 5 – Verifique a possibilidade de sair de outro aeroporto ou chegar em outro aeroporto

Outra coisa que pode alterar bastante o valor da passagem aérea é o local de saída ou de chagada. Por exemplo, as vezes você voar de Curitiba para Miami ou Tampa sai bem mais em conta que voar de Curitiba para Orlando, se isso compensar, você loca um carro no aeroporto que chegar e vai para Orlando, com mais um tempinho de estrada você já está na Terra do Mickey, pagando bem menos por isso.

Se você mora em São Paulo ou tem facilidade para sair de outros aeroportos em seu Estado, pesquise voos saindo também desta localidade, pois algumas vezes você paga muito mais barato para voar de Guarulhos a Orlando do que se você sair de Congonhas.

Assim, mais uma vez eu te digo, quer economizar não tenha preguiça de pesquisar!!!

Com essas dicas espero que todos vocês tenham um voo mágico! #partiudisney

Avião dos sonhos