Confesso que amo o Epcot, em boa parte porque adoro suas atrações, além disso tenho uma espécie de apego emocional com o parque já que ele foi idealizado por Walt Disney como uma comunidade do amanhã – ainda que seu objetivo tenha se modificado quando da sua execução – mas confesso que o Epcot realmente ganha meu coração pelos seus restaurantes, aquela história de quem vai pra Disney só come fast food não é verdade, especialmente no Epcot que tem restaurantes fenomenais e um deles sem dúvidas é o Biergarten, que recria diariamente uma típica Oktoberfest, a conhecida festa alemã mundialmente conhecida.

O ambiente animado do Biergarten

Nesta visita que irei relatar para vocês, como estávamos de férias num grupo grande acabei mudando de restaurante no parque meio que em “cima da hora” e providenciei nossa reserva no Biergarten com um pouco menos de dois meses e mesmo nossa visita sendo no período de comemoração das festas de final de ano não tive dificuldade em encontrar um horário/mesa disponível, mas sempre recomendo, independentemente do restaurante Disney que você quer visitar, que você faça reserva com o máximo de antecedência possível (elas abrem com 180 dias de antecedência da data em que você pretende fazer sua refeição) – se você precisar de ajuda para fazer isso acesse nosso post completo sobre o assunto clicando aqui.

Mas, caso você esteja no Epcot e decida que quer fazer uma refeição no Biergarten, curtindo todo o clima da Oktoberfest, ainda que você não tenha reserva há boas possibilidade de conseguir uma mesa se tiver um pouco de paciência para esperar (como em todos os outros restaurantes do World Showcase, exceto o Arkeshus, é claro).

Mas vamos ao que interessa, falar sobre como é viver essa experiência.

COMO É O AMBIENTE DO BIERGARTEN

Na minha opinião todos os restaurantes do World Showcase tem o poder de transportar o visitante para o país que está representando e o Biergarten não é diferente, seu nome que significa “jardim da cerveja” também é muito utilizado na Alemanha para designar bares, sua arquitetura é impecavelmente semelhante à alemã, os atendentes embora falem inglês são alemães (e claro que te atendem em alemão se você desejar), a comida é típica e para completar é realmente possível acreditar que você está participando de uma edição da Oktoberfest, a festa alemã mais famosa do mundo.

Esta visita à Alemanha dentro do Epcot começa desde que você se aproxima do restaurante localizado na praça central do Pavilhão da Alemanha (Germany Pavilion), que recria fielmente uma das tradicionais vilas da Bavária (localizada originalmente ao sul da Alemanha) com construções no estilo enxaimel e chão de pedra.

Praça central do Pavilhão da Alemanha no Epcot onde está localizado o Biergarten (na parte inferior esquerda da foto) em sua visita não deixe de reparar em todos os detalhes da arquitetura

Logo na entrada do restaurante você encontrará a (o) hostess, um atendente inicial para quem você deve informar sua reserva (ou pedir por uma mesa). Cumprindo à risca a proposta de levar o visitante para viver uma incrível experiência em um pedacinho da Alemanha, como já dito acima, todos os atendentes são alemães (em todos os pavilhões de países do Epcot mantém-se essa prática, apenas nativos dos países representados no parque trabalham nos estabelecimentos) e se vestem com traje típico de sua origem.

Entrada do Biergarten com uma funcionária vestida com traje típico alemão

Localizada a reserva (ou disponibilizada a mesa) você é encaminhado para o interior do restaurante todo feito com pedras e madeira, que recria um ambiente noturno ao ar livre com pequenas construções em arquitetura alemã, árvores (reais e não cenográficas), a lua (ok, também não sei como eles recriaram uma lua tão perfeita no interior do restaurante), postes de iluminação, um palco central feito em madeira onde a banda se apresenta, várias mesas e cadeiras rústicas e o revestimento do chão é uma espécie de cimento rústico.

O restaurante tenta (com sucesso) recriar para o visitante o ambiente de uma festa noturna numa pequena vila alemã, mas ressalto que o ambiente é coberto ok?!

Nesta imagem é possível ver bem o ambiente e os detalhes do Biergarten
Detalhe de uma das pequenas construções em estilo alemão no interior do Biergarten

Uma prática que talvez não agrade muito aos brasileiros que é muito comum na Europa são as mesas compartilhadas, isso significa que caso você não visite o restaurante num grupo grande de pessoas certamente você irá se sentar com pessoas desconhecidas. No dia da minha visita estávamos com amigos, num grupo total de 6 pessoas e ainda assim nos sentamos com um casal, confesso que eu me sinto um pouco desconfortável nestes casos mas são as regras, então o jeito é aproveitar.

Mesa posta no Biergarten com detalhes tipicamente alemães, sobre cada uma das mesas ficam disponíveis o menu de bebidas, talheres, guardanapos e uma pequena lanterna que auxilia na iluminação do restaurante

O ambiente do Biergarten não é sofisticado mas é muito acolhedor e de fato faz com que o visitante se sinta em uma animada festa em um lugarzinho qualquer na Alemanha e claro que toda essa animação vem das típicas músicas que são tocadas por uma banda que se apresenta de 15 em 15 minutos, é bastante divertido. Em frente ao palco há uma pista de dança onde os visitantes podem se arriscar dançando polca e curtirem a Oktoberfest.

Banda alemã animando o ambiente do Biergarten

Agora que você já sabe o que esperar do ambiente do Biergarten é hora de falar sobre a melhor parte, a comida.

COMO É A COMIDA DO BIERGARTEN

Assim que nos sentamos fomos atendidos pela nossa simpática garçonete alemã que ofereceu o menu de bebidas que é composto por bebidas não alcoólicas como água com e sem gás, suco de maçã ou laranja e uma boa variedade de bebidas alcoólicas com muitas opções de cervejas e vinhos alemães. As bebidas não alcoólicas (soft drinks) funcionam em sistema de refil e estão inclusas no valor do buffet, já as bebidas alcoólicas têm preços unitários que variam entre USD10 e USD15 a caneca/taça e também há a opção de pedir o chopp por litro e o vinho por garrafa.

Há uma opção que eu acho bastante atrativa para quem gosta de experimentar cervejas diferentes que é a German Beer Flight que permite que o visitante prove 4 doses pequenas dos seguintes tipos de cerveja: Beck’s Pilsen, Warsteiner Dunkel, König Ludwig Weissbier e Schöfferhofer Pink Grapefruit Hefeweizen pelo valor de USD15.

Meu marido pediu uma König Ludwig Weissbier, uma Weiss encorpada e de sabor de trigo bastante intenso e um amigo pediu uma Beck´s Pilsner, uma pilsen que por regra é mais suave. Eles me disseram que as cervejas eram muito boas, mas muito boas mesmo, como eu não estava afim de cerveja no dia não provei mas como eles gostam bastante de cerveja confio na opinião deles para indicar para vocês.

Uma coisa que achei bem legal é que o restaurante serve todas as bebidas em canecas de chopp (exceto os vinhos), inclusive refrigerantes ou sucos para que todo mundo fique no clima da Oktoberfest.

Menu de bebidas alcoolicas do Biergarten em formato de caneca alemã com a bandeira da Bavária

O Birgarten, como vocês já devem ter deduzido, serve exclusivamente comida alemã (exceto o menu infantil) isso significa que caso seu paladar não se adapte à gastronomia este restaurante não é a melhor opção para você, entretanto, se você é fã de joelho de porco e salsichões não há dúvidas de que você terá uma refeição memorável.

O restaurante que funciona em sistema de buffet serve almoço e jantar com pequenas variações no menu, onde cada um se serve à vontade, em uma duas grandes ilhas, uma de cada lado, onde são disponibilizadas a mesma comida com o intuito de evitar a formação de grandes filas, na parte central há a estação de carnes assadas onde um funcionário sempre está ali auxiliando no corte da carnes.

Como disse acima, o almoço e o jantar tem uma pequena variação de cardápio e na minha opinião (acesse aqui o menu parcial do almoço e aqui o menu parcial do jantar em português), principalmente para quem gosta de carnes, opções não faltam, o cardápio sempre traz saladas, pretzel (o pão alemão), linguiças, frango, boi, porco e salmão assado, chucrute (repolho picado e fermentado na salmora), batatas, schnitzel (um bife bem fininho de carne de porco empanada) e frikadellen (um bolinho de carne, bacon, pão amanhecido e mostarda).

Como acredito que não seja muito comum a culinária alemã agradar o paladar infantil o restaurante disponibiliza para os pequenos em todas as refeições o famoso mac and chesse, o delicioso macarrão com queijo americano, nuggets de frango, cachorro quente e vagem cozida.

O Biergarten serve várias opções de salada e algumas delas são comidas típicas da Alemanha
As famosas batatas alemãs (preparadas de forma a ficarem mais picantes|azedas que as que costumamos comer no Brasil) e claro que não poderia faltar o chucrute e os salsichões (Bratwurst, a salsicha branca e a Bockwurst, a salsicha vermelha)

Embora eu não seja muito fã da culinária alemã, alguns pratos ganharam meu coração e meu estômago é claro: o schnitzel e o frikadellen sem dúvidas são os melhores que já comi na vida, além de muito bem executados e preparados como todas as comidas no Biergarten, o tempero é sensacional, não deixem de provar quando visitarem o restaurante.

O exagero do meu prato

Há ainda uma ilha menor destinada às sobremesas também alemãs, no dia da minha visita estavam disponíveis strudel de maçã (que na verdade é austríaco), cheesecake bávaro, ofenschlupfer (um pudim de pão com maçã), rote grütze (uma compota de frutas vermelhas), stolen (algo que parece um panetone) e algumas outras opções mais simples como cookies de maçã. O chef me informou que as únicas sobremesas que estão presentes em todas as refeições e são feitas diariamente para serem servidas sempre fresquinhas é o strudel de maçã e o cheesecake bávaro.

Confesso que até a minha visita ao Biergarten nunca tinha provado sobremesas alemãs que não fosse o strudel e a torta alemã e nunca fui fã de strudel mas o do Biergarten é muito bom, porém quem conquistou meu estômago foi o rote grütze que sem dúvidas é uma compota de se comer rezando.

Eu me aventurando nas sobremesas alemãs

Se você se identifica com a gastronomia alemã o Biergarten é sem dúvidas um restaurante que você irá apreciar e uma ótima opção de restaurante para sua visita ao Epcot.

Nossa visita ao Biergarten, um restaurante surpreendente

ESTOU COM CRIANÇAS PEQUENAS, VOCÊ INDICA?

Depende! Se a escolha do restaurante for feito pensando na criança o Biergarten certamente não é a melhor opção de restaurante no Epcot, isso porque o ambiente com pouca luz não oferece nenhum atrativo adicional que não seja a música, ademais a comida, por ter sabores e temperos peculiares dificilmente agradará as crianças pequenas. Claro, há opções no menu kids mas elas podem ser encontradas em muitos outros restaurantes que ofertam mais opções para crianças.

Entretanto, se o seu pequeno já está familiarizado com a culinária germânica ou se você, ainda que esteja acompanhado de crianças pequenas pensa em fazer uma refeição diferente, viver um pouco da cultura alemã e saber como é participar da Oktoberfest fique tranquilo, os pequenos terão um menu, ainda que sem muitas variedades, que certamente matará a fome deles.

PREÇO

O preço do Biergarten segue a média dos restaurantes presentes no World Showcase que é de USD46 por adulto e USD29 para crianças (com idade entre 3 e 9 anos e crianças abaixo de 3 anos não pagam), aos quais devem ser acrescidos taxas e gorjeta de pelo menos 18%, e inclui o buffet e bebidas não alcoólicas, caso o visitante opte pelo consumo de bebida alcoólica a bebida é paga a parte.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Conclusão: eu gostei muito da minha visita ao Biergarten, que oferece um ambiente aconchegante e animado além de uma boa variedade e ótima comida. Fato que o restaurante não é o meu favorito no Epcot mas ele é uma excelente opção para quem está com um grupo de amigos, quer beber uma boa cerveja, comer uma comida bem feita e curtir uma refeição animada como se estivesse na Oktoberfest, mas particularmente não recomendo para quem está com crianças pequenas ou para casais que estão procurando uma refeição mais romântica ou intimista.

Fato que depois que a Disney aumentou os preços das refeições de mesa tem ficado difícil encontrar uma refeição que tenha bom custo benefício, mas caso você opte por visitar o Biergarten tenho certeza que você viverá uma experiência incrível.

Localização: Epcot, no World Showcase, no Pavilhão da Alemanha.

Preço: USD46 por adulto e USD29 para crianças (com idade entre 3 e 9 anos e crianças abaixo de 3 anos não pagam), aos quais devem ser acrescidos taxas e gorjeta de pelo menos 18%.

Reservas são altamente recomendadas (com até 180 dias de antecedência).

Recomendado para crianças pequenas: depende, ver tópico específico acima.

Aceita Disney Dining Plan: 1 crédito de mesa.

Vai passar o dia no Epcot e não sabe por onde começar? Acesse nosso roteiro clicando aqui.

Fique conectado durante toda a sua viagem à Orlando, compre um chip americano de telefone e tenha internet ilimitada clicando aqui.