PASSAPORTE

Muita gente tem me perguntado sobre o que mudou para emissão e renovação do visto americano após o recente decreto de controle imigratório assinado pelo presidente dos Estados Unidos, querendo saber na prática o que mudou para os brasileiros que querem visitar o país.

Pois bem, a primeira alteração que afeta boa parte dos turistas que viajam aos Estados Unidos e à Disney diz respeito à exigência de entrevista para renovação do visto americano. Anteriormente o visitante que já era portador do visto era dispensado da entrevista desde que desse entrada na renovação em até 48 meses após o vencimento da liberação. Após o decreto o visitante deve solicitar a renovação do visto em até 12 meses do vencimento da licença para que seja dispensado da entrevista, ou seja, caso a solicitação de renovação do visto seja feita posteriormente a 1 ano do vencimento será necessário passar por uma nova entrevista renová-lo.

A outra mudança diz respeito a isenção de entrevista para crianças, adolescentes e idosos. Anteriormente ao decreto menores de 16 anos e idosos com 66 anos ou mais eram dispensados da entrevista para concessão do visto, agora, somente quem tem menos de 14 anos ou mais de 79 anos está isento da entrevista no consulado.

Com relação a validade dos vistos, anteriormente ao decreto grande parte deles era emitido para valer durante 10 anos, após o decreto a licença pode ter validade desde meses até 10 anos.

Para facilitar a visualização fiz uma tabela das mudanças que segue abaixo.

regras visto

E AGORA, COMO SE PREPARAR PARA VIAJAR AOS ESTADOS UNIDOS?

O conselho é o mesmo de antes do decreto: solicite seu visto americano com a maior antecedência possível. Tire seu visto antes de comprar sua viagem (aéreo, hotelaria, ingressos para os parques, etc), pois se a licença for negada você terá tempo de solicitá-la novamente e com o visto em mãos programar sua viagem com tranquilidade.

É isso, espero ter ajudado!

Publicado em 14 de fevereiro de 2017, às 12h54.