Ok, não sou uma exímia fã de ciência espacial mas confesso que sempre tive muita curiosidade pelo assunto, quando as professoras da escola contavam sobre o homem ter pisado na Lua (ok sei que tem muita gente que não acredita nisso mas eu acredito) ficava imaginando o quanto isso era fascinante e durante muitos anos essas memórias e curiosidades povoaram a minha cabeça, na minha opinião tudo que é relacionado ao espaço é envolvente. Quando vou ajudar principalmente as famílias com crianças a decidir que parques visitarão em sua viagem a Orlando vem sempre aquela pergunta, você acha que compensa visitar o Kennedy Space Center? E sempre respondo a mesma coisa: se você se interessa pelo assunto, é um fã apaixonado pelo espaço ou estará acompanhado de crianças que gostam do espaço ou estão em idade escolar de estudo de astronomia, certamente você deve visitar o Kennedy Space Center.

O Kennedy Space Center compõe o complexo da agência espacial americana mais conhecida como NASA, famosa por visitar a Lua e pelas suas vastas pesquisas sobre o Planeta Marte e antes de mais nada é importante que você tenha em mente que embora as agências de viagens classifiquem o Kennedy Space Center como um parque eu sinceramente não acho a classificação indicada (embora eu não seja ninguém na fila do pão), pra mim trata-se mais de um museu gigante com espaços abertos e fechados com algumas atrações interativas para o público, então esqueça a montanha russa e os brinquedos de grandes emoções, se você optar por conhecer o Kennedy Space Center prepare-se para um dia intenso, cheio de história, informações, diversão, surpresas, curiosidades, foguetes, ônibus espaciais e com direito inclusive a tocar numa pedra lunar. Infelizmente quem não tem o inglês fluente perde muita informação pelo caminho mas isso não impede de entender o contexto das atrações apresentadas e aproveitar a visita.

DICAS ESSENCIAIS PARA VISITA AO KENNEDY SPACE CENTER

– Como chegar no Kennedy Space Center: o  parque fica localizado em Cabo Canaveral, a uns 50 minutos/1 hora de Orlando  e o endereço para GPS é: Kennedy Space Center, SR 405 – Titusville, FL . Pedágios: quem sai de Orlando em direção ao Kennedy Space encontra 4 pedágios na ida e na volta que totalizam em torno USD8,50 e para pagá-los você tem que ter moedas e/ou dinheiro trocado ou ter optado pelo sistema automático de cobrança de pedágio na locadora de veículo, para saber mais informações sobre como dirigir em Orlando e arredores, inclusive como pagar pedágios, clique aqui.

Placa de indicação de chegada ao Kennedy Space Center e estacionamento

– Para quem está sem carro: ainda não há transporte público que ligue Orlando ao Kennedy Space, então se você não optou pela locação de um veículo durante sua estadia considere a contratação de um transfer ou vá de Uber (o que te custará em torno de USD220 ida e volta).

Estacionamento: o Kennedy Space Center oferece estacionamento pago aos visitantes, o valor por veículo é de USD10.

Guichê na entrada do estacionamento do Kennedy Space Center

Ingressos: se você decidiu visitar o Kennedy Space Center durante a sua viagem se desloque até o parque e vá até a bilheteria da entrada para comprar seu ingresso, caso você tenha se planejado com antecedência e já tenha adquirido seu ingresso no Brasil foi-lhe fornecido um voucher que você obrigatoriamente terá que troca-lo pelo ingresso físico no Will Call, que fica um pouco mais adiante da bilheteria. Nós vendemos ingressos para o KSC com aquele descontinho bacanudo para comprar conosco clique aqui e informe a data que você pretende fazer sua visita que retornaremos o contato.

Bilheteria onde você pode comprar os ingressos de admissão no Kennedy Space Center

Will Call onde você troca o voucher de ingresso comprado aqui no Brasil pelo ingresso físico

Ingressos físicos de admissão ao Kennedy Space Center

– Aplicativo do Kennedy Space Center: como todos os parques de Orlando o Kennedy Space Center também disponibiliza um aplicativo (disponível para Android e IOS – gratuito) com informações gerais aos visitantes como as atrações (constando a localização, duração e acessibilidade), mapa do KSC, lançamentos de foguetes e ônibus espaciais, aparição dos astronautas, shows e outros eventos e locais para refeições.

– Para quem não fala inglês: se você não fala/entende bem inglês uma boa opção é assim que você entrar no parque procure pelo Information, lá você poderá locar um aparelho chamado Audio Guide (Guia em Áudio em português – disponível apenas no Information localizado na entrada do parque) e de posse do aparelho basta selecionar o idioma desejado e procurar nas atrações um número e digitá-lo no aparelho Audio Guide, assim você escutará toda a explicação em português.

Infromation onde é possível locar o aparelho de Áudio Guia

Por onde começar? Diferentemente da maioria dos parques de Orlando, o Kennedy Space não é dividido por regiões, mas por prédios/locais que ficam esparsos pelo parque, tanto que o visitante pode optar pelo deslocamento em ônibus oferecidos pelo próprio parque se esta for sua opção assinale no mapa as atrações que deseja visitar, os filmes e apresentações que deseja assistir (que você confere no guia de horários) e vá organizando sua visita de acordo com estes horários. Caso você deseje visitar os dois principais prédios do parque: o Space Shuttle Atlantis e o Apollo/Saturno V, que ficam localizados ao fundo do parque, comece por lá, pois para chegar até lá você deve pegar um ônibus e o horário do último costuma ser às 14h.

– Fique atento aos horários dos filmes e apresentações: assim que você retirar o guia do visitante/mapa e o guia de horários na entrada do parque verifique as apresentações que você deseja assistir e se programe para chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário marcado, pois a grande maioria deles lota e perder uma exibição pode representar um grande atraso em seu roteiro.

– Verifique sempre a classificação indicativa de cada atração: verifique antes de entrar em qualquer atração se há restrições de altura, peso e até mesmo restrições de ordem médica.

ROTEIRO DAS ATRAÇÕES (pela ordem que eu sugiro que você as visite)

Entrada do Kennedy Space Center

1. ROCKET GARDEN: assim que você entrar no Kennedy Space Center você obrigatoriamente passa pelo Rocket Garden,  o jardim dos foguetes, lá o visitante encontra vários foguetes (todos réplicas fiéis) e cada um tem seu descritivo e a missão da qual participou, há também várias cápsulas espaciais em que se pode entrar, é bem legal. Tire várias fotos nessa área e para quem gosta de selfie aqui é o lugar, as fotos ficam incríveis.

2. SPACE CENTER TOURS: APOLLO/SATURN V CENTER: para chegar a esta atração é necessário pegar um ônibus (as saídas ocorrem no próprio parque, de 15 em 15 minutos – o último geralmente parte as 14h – do Center Bus Tour localizado ao lado do prédio Space Shuttle Atlantis), de lá o visitante é levado para o prédio da NASA onde aconteceu o lançamento do foguete Saturn V, na missão Apollo 11, que levou o primeiro homem para pisar na Lua, em 1969. Esta atração é dividida em duas partes, na primeira sala há a exibição de um filme, que conta a história da missão Apollo, após o visitante é encaminhado para outra sala onde há uma simulação do lançamento e na saída você encontrará o foguete, é realmente impressionante. Ao lado esquerdo, bem ao fundo há uma pedra lunar (que me decepcionou, pois achei ela bem pequena) que pode ser tocada pelo público. Nesta área o visitante poderá ver apresentações sobre a chegada do homem à Lua, além de uma exposição com trajes e acessórios dos astronautas. O passeio dura em média de 1h30 a 2h. Restrição de altura: não há.

ONDE COMER – MOON ROCK CAFE: como a exploração à missão Apollo é um pouco demorada pode bater aquela fome e como o prédio é afastado do parque você não terá muitas opções, mas não se preocupe, nesta área você encontrará o Moon Rock Café que oferece poucas mas saborosas opções como frango empanado, pizzas, sanduíches e outras opções de lanches americanos. Mas um dica é: não espere muito da comida do Kennedy Space Center tudo lá tem cara e gosto de comida de astronauta, bom pelo menos eu imagino que seja esse o gosto da comida que eles comem, gosto de papel ou comida congelada a muito tempo (risos).

3. ATLANTIS: SPACE SHUTTLE: esta atração é praticamente um museu onde o visitante é convidado a conhecer as peculiaridades de um ônibus espacial, no início há a exibição de alguns filmes de curta duração, você vai passando pelas salas e vendo um filminho e depois vai pra outra e assim vai indo e ao fim após uma surpresa, o visitante se verá em frente ao ônibus espacial Atlantis, que esteve em operação por 30 anos, atuando em missões como o lançamento e manutenção do Telescópio Espacial Hubble e a construção da Estação Espacial Internacional. Ao redor do Atlantis há várias atrações interativas para adultos e crianças como um escorregador simulando a descida de um ônibus espacial, tubos que simulam os pequenos espaços por onde os astronautas passam, dentre outros. Nesta área o visitante também encontra réplicas de peças do ônibus espacial como uma cabine, rodas, etc. Restrição de altura: não há.

Entrada da atração Atlantis Space Shuttle

Sala onde é exibido um dos filmes de curta duração

Atlantis

Área interativa onde os visitantes podem experimentar como é entrar num ônibus espacial como o Atlantis

“Escorregador” simulando a descida de um ônibus espacial

4. SHUTTLE LAUNCH EXPERIENCE: esta atração fica localizada no mesmo galpão da Atlantis Space Shuttle e por ser a atração que mais se aproxima de uma de parque normal, costuma ter filas razoáveis durante todo o dia, pois trata-se de um simulador que tenta promover no visitante a sensação do lançamento de um ônibus espacial, embora chacoalhe bastante, ela é bem mais tranquila que a Mission Space localizada no Epcot. Restrição de altura: o visitante deve ter 1,12m de altura ou mais.

ONDE COMPRAR? na saída da Atlantis Space Shuttle você encontrará a loja Shuttle Express com vários produtos legais, inclusive “comida” de astronauta, vários itens de cozinha e produtos relacionados ao espaço, eu recomendo.

Interior da loja localizada na saída da atração Atlantis Space Shuttle

Itens de cozinha “espaciais”

5. IMAX THEATERS: Este cinema é bastante semelhante aos sistemas IMAX que temos no Brasil o que muda são os filmes que são exibidos em 3D, com duração de 45 minutos cada, apenas em inglês e sem legenda (filmes exibidos exclusivamente no parque). Os filmes são muito bons e os lugares costumam acabar rápido o que significa que você deve chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência da exibição caso deseje participar da sessão, entretanto se você não entende patavinas de inglês ou não é um dos apaixonados ou curiosos pelo espaço considere pular a atração que pode ser entediante. Atualmente os visitantes podem assistir dois filmes: o A Beautiful Planet, narrado por Jennifer Lawrence, trata-se de um novo documentário que apresenta lindas imagens da Terra feitas da Estação Espacial Internacional (ISS) e também mostra os efeitos negativos que a humanidade impôs ao planeta ao longo do período que as imagens começaram a ser captadas pelos astronautas; o outro filme é Jorney To Space, narrado por Patrick Stewart, que conta os planos que a NASA tem para o futuro, mas fique atento os filmes exibidos podem sofrer alterações, então o mais indicado é que você confira a programação do IMAX clicando aqui. Restrição de altura: não há.

6. JORNEY TO MARS: esta atração é toda dedicada ao Planeta Marte, nela o visitante pode conhecer o Mars Rover (são as sondas de Marte, que mais parece um carrinho-robô que eu acho super fofinho), além de veículos de exploração, simuladores e jogos eletrônicos interativos, o único inconveniente na minha opinião é a luz vermelha em toda atração, totalmente compreensível já que Marte é o Planeta Vermelho. Restrição de altura: não há.

Mars Rover

ONDE COMPRAR? bem em frente a atração Jorney to Mars você encontrará uma loja incrível e enorme, a Space Shop, lá você encontrará de tudo: macacões de astronauta, chocolate, balinhas, itens de cozinha, roupinhas pet, roupas (de humanos risos), cofrinhos, peças de colecionadores e fofíssimas pelúcias, a minha favorita é a do Snoopy astronauta e muitos outros produtos legais, dá uma passadinha lá, você não vai se arrepender.

ONDE COMER? ORBIT CAFE: nesta região você encontra o Orbit Café, que na minha opinião é o restaurante mas bacana do parque pois além de pizza, sanduíches e frango frito, oferece também alguns pratos que não tem cara de congelados como legumes e saladas, há até a possibilidade de você montar a sua, eu montei a minha e gostei bastante, recomendo, além disso o preço é bastante razoável principalmente se você comparar com os preços das comidas de outros parques (em dois adultos e uma criança gastamos USD37 no total).

 

Minha salada, adorei!

Frango frito com batata frita, era bem gostoso

Mac & Cheese que pedimos pra filhota, era bem razoável, não gostei não

7. EARLY SPACE EXPLORATION: este é um espaço/museu dedicado à história das missões espaciais com destaques para os programas Mercury e Gemini, aqui o visitante encontrará itens dos primeiros voos espaciais, os primeiros projetos de sondas espaciais, grandes salas de controle que foram responsáveis pelos lançamentos de vários foguetes dentre outros itens da história da exploração espacial inclusive muitas explicações sobre o assunto, uma pena que exclusivamente em inglês. Eu particularmente não acho esta atração imperdível mas é bem bacana para quem gosta de ciência/história espacial. Restrição de altura: não há.

Uma das salas de controle em exposição no Early Space Exploration

8. ANGRY BIRDS SPACE ENCOUNTER: se você está com crianças e adolescentes essa atração é parada obrigatória, trata-se de um playground bem divertido onde os visitantes podem arremessar Angry Birds em alvos e marcar pontos (me disseram que é igual ao jogo do celular, mas como nunca vi esse jogo não sei dizer), além disso há também várias outras atrações interativas que a criançada gosta bastante. Restrição de altura: não há.

Foto de divulgação Kennedy Space Center

Interior da atração Angry Birds Space Encouter

9. ASTRONAUT ENCOUNTER: sugiro essa atração para quem entende bem inglês ou para quem é realmente fã de ciência espacial ou até mesmo quer ser um astronauta, pois trata-se de um encontro entre os visitantes e astronautas veteranos e acontece da seguinte forma: primeiramente um dos astronautas fala sobre suas experiências no espaço e em seguida os visitantes podem lhe direcionar perguntas. O encontro e bate-papo que acontece apenas em inglês leva em torno de 01 hora. Para saber qual astronauta estará por lá no dia de sua visita acesse o site do KSC clicando aqui.

Outra dica é aproveite o passeio, fique atento pois é possível encontrar pelo parques pessoas em trajes de astronautas, robôs astronautas, peças que fizeram parte da história da ciência espacial e até mesmo telefones em formatos de cápsulas espaciais.

Nave espacial Orion que você pode encontrar em frente a atração Jorney to Mars

Tem como não amar esse telefone?

Espero que você aproveite muito o Kennedy Space Center e se divirta muito com a sua família/amigos, afinal conhecer um pouco da história espacial mundial e ficar cara a cara com foguetes não acontece na vida da gente todo dia né?!

Fique conectado durante toda a sua viagem à Orlando, compre um chip americano de telefone e tenha internet ilimitada clicando aqui.

 

Publicado em 10 de julho de 2018 às 14h43.